CONHEÇA OS METAIS COM PINTURA

Home > Blog > CONHEÇA OS METAIS COM PINTURA

Como são produzidos os metais com pintura?

Os metais com pintura contam com um segredo por trás o qual poucos conhecem: a galvanização.

Este processo baseia-se no revestimento de uma peça de ferro ou de aço com zinco metálico. A ferrugem se forma pela oxidação do ferro metálico (Fe) a cátion ferro (Fe2+) em presença do oxigênio do ar e da água. O ferro, bem como a maioria dos metais, possui menor potencial de redução que o oxigênio e, por isso, esses metais tendem a oxidar-se mais facilmente.

Explicação química:

Fe (s) →  Fe2+ + 2e–                      E0redução = – 0,44 V

½ O+ H2O + 2 e → 2 OH–    E0redução = + 0,40 V

Se o esquema acima for observado com atenção, é possível perceber que o potencial de redução (E0redução) do ferro é menor que o do oxigênio e da água. Assim, quando o ferro está em contato com a umidade, forma-se uma espécie de pilha, na qual o oxigênio atua como cátodo (ou polo positivo), possibilitando sua redução (ganho de elétrons). Já o ferro, em contrapartida ao oxigênio, perde elétrons, resultando em sua oxidação.

Ânodo: 2 Fe (s) →  2 Fe2+ + 4 e
Cátodo: O+ 2 H2O + 4 e → 4 OH____
Reação química global: 2 Fe + O+ 2 H2O → 2 Fe (OH)2

O hidróxido de ferro (II), Fe (OH)2 (resultado da reação química global expressa acima) é oxidado a hidróxido de ferro (III), Fe (OH)3, devido à presença do oxigênio. Consequentemente, esse composto perde água e se transforma no óxido de ferro (III) mono-hidratadoo Fe2O. H2O, que possui cor castanho-avermelhada, ou seja, a ferrugem.

4 Fe (OH)+ O+ 2 H2O → 4 Fe (OH)3
2 Fe (OH)→ Fe2O. H2O + 2 H2O

Se observamos com cautela, percebemos que tudo começou porque o ferro oxidou-se a Fe3+. Assim, quando uma peça passa por um processo de galvanização, a camada de zinco impede a oxidação do ferro, pois evita que ele entre em contato com o ar e com a água.

Situação problema: e se o metal for riscado e o ferro entrar com contato com o ar úmido?

Esse tipo de problema é, normalmente, uma preocupação dos clientes da Letratek depois de conhecerem o processo utilizado para a confecção dos letreiros em metal com pintura. Mas pode-se garantir algo de primeira mão a você nesse instante: não se preocupe!

Quase no mesmo instante que o ferro oxida-se, a camada de zinco aplicada sob o ferro também oxida-se.

Explicação química:

Zn(s) → Zn2+ + 2e–                        E0redução = – 0,76 V
Fe(s) → Fe2+ + 2e–                         E0redução = – 0,44 V
O+ 2 H2O + 4 e → 4 OH–    E0redução = + 0,40 V

Se observado com atenção, o esquema acima mostra que o potencial de redução do zinco é menor que o do ferro, do oxigênio e da água. Portanto, com a oxidação do zinco, ocorre a redução do cátion Fe²+ a ferro metálico novamente. Observe:

Zn(s) → Zn2+ + 2e–                     
Fe2+ + 2e→ Fe(s)________

Zn(s) + Fe2+→ Zn2+ + Fe(s)

Além disso, em contato com o ar e a água, o zinco origina o composto Zn(OH)2, que deposita-se sob o ferro já exposto e novamente o protege contra a corrosão do material.

Resultado de imagem para galvanização tumblr

Por que esse tipo de letreiro é uma das opções mais escolhidas pelos clientes?

A Letratek possui ampla experiência na confecção deste tipo de material, devido principalmente ao fato de este ser uma escolha econômica, eficaz e capaz de manter-se ileso tanto em ambientes internos quanto externos.

Além disso, ele possui uma ampla gama de aplicações no mercado e grande resistência às intempéries do tempo, e pode receber pintura automotiva (conforme a referência das tabelas de cores do mercado) e/ou cores com especificações RAL ou referência Pantone! 

Resultado de imagem para tabela de cores tumblr

Os metais com pintura que decoram sua casa

Resultado de imagem para letreiros decorativos tumblr

Os letreiros em metal com pintura, normalmente, são a opção mais viável para uma bela decoração de quarto, sala de estar ou qualquer cômodo da sua casa, uma vez que possuem grande resistência ao tempo e adequam-se facilmente a ambientes internos.

A ampla paleta de cores com as quais este material pode ser pintado é uma característica que chama a atenção de quem gosta de decorar sua casa, pois esse tipo de material possibilita a combinação da cor do letreiro às cores habituais da sua casa.

E quanto ao preço desses letreiros?

O preço desses letreiros varia de acordo com o tamanho e o local a ser instalado. No entanto, esse tipo de material possui um diferencial em comparação aos outros. Normalmente, é uma opção mais econômica e possibilita a escolha das cores de acordo com o gosto do cliente.

Escolheu os metais com pintura para o seu letreiro? Faça seu orçamento!

A Letratek trabalha com esse material há mais de 28 anos. A empresa pode te oferecer um resultado em ótima qualidade e com um preço de acordo com as suas expectativas!

Para fazer seu orçamento, envie seus dados preenchendo o formulário do nosso site, ou entre em contato pelo e-mail letratek@letratek.com.br ou pelo WhatsApp (51) 984218971.

É um prazer atendê-lo!

Agora você tem muito mais opções e segurança para pagar.

Ir para o chat
Necessita ajuda?
Olá!
Posso ajudar em algo?
Powered by